“Expedição Roosevelt”: TG refaz caminho de desbravadores do início do século XX
04/04/2025
(Foto: Reprodução) Nossos aventureiros unem forças para mostrar toda a riqueza de um dos pontos mais remotos da Amazônia. Roosevelt (à esquerda) e Rondon (à direita) na expedição ao Rio da Dúvida, rebatizado de Rio Roosevelt, na Amazônia
Museu do Índio/Funai
Imagine poder refazer o trajeto de uma grande expedição? Foi com esse sentimento que os repórteres do Terra da Gente, Paulo Augusto, Nicolle Januzzi e o ornitólogo do programa, Luciano Lima, chegam à região do rio Roosevelt, no Amazonas.
Partindo de Manaus, a aventura começa nos ares, com um voo num monomotor para chegar ao nosso ponto de apoio. Neste destino selvagem, a natureza releva toda sua grandiosidade. Do silêncio da floresta ao canto das aves e o saltar dos peixes. Nesta edição especial, o Terra da Gente mergulha numa viagem única, por um rio com uma história marcante: foi visitado por grandes desbravadores do século passado, um deles, o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt.
A Expedição Científica Rondon-Roosevelt ocorreu entre 1913 e 1914, com o objetivo de percorrer o rio da Dúvida, hoje rio Roosevelt, e teve como líderes o Marechal Cândido Rondon e Theodore Roosevelt. Nossos repórteres contam detalhes desta época e mostram como está essa região hoje.
O Rio Roosevelt é um rio brasileiro, tributário do Rio Aripuanã, com cerca de 760 km de extensão
Arte TG
Aves inéditas
Entre os presentes desta expedição, o flagrante de algumas aves nunca mostradas pelo Terra da Gente nestes 28 anos de história, entre elas a tiriba-do-madeira (Pyrrhura pallescens), o coroa-de-fogo (Heterocercus linteatus), o jacamaraçu (Jacamerops aureus) e o Poaieiro-de-chico-mendes (Zimmerius chicomendesi), uma ave recentemente descoberta em nosso país, entre outras.
Aves que o TG nunca mostrou
Pescaria nas corredeiras
Estar na Amazônia é vivenciar o máximo da emoção que a pesca esportiva pode proporcionar. Enfrentar as corredeiras para chegar aos melhores pontos faz parte de talvez alguma das maiores aventuras de qualquer pescador.
O objetivo dos nossos aventureiros é pescar nas cachoeiras. Debaixo de muita chuva, a equipe fisga cachorra, pirarara e os esperados tucunarés, muitos deles, praticamente ao mesmo tempo, um para cada pescador. Uma oportunidade de ver em detalhes as características que diferenciam cada peixe das muitas espécies desta região.
Pescaria de tucunarés nas corredeiras é o destaque da aventura de pesca pelo Rio Roosevelt
Ricardo Custódio/TG
Pato com tucupi
Um dos pratos mais famosos da região amazônica é o pato no tucupi. O pato-do-mato foi um dos poucos animais domesticados pelos povos indígenas e até hoje faz parte da culinária da região Norte do Brasil.
Nossos aventureiros aproveitam uma pausa na trilha para mostrar como é feito o preparo. Entre os ingredientes, além da proteína e do tucupi, caldo extraído da mandioca brava, há também o jambu, erva originária da Amazônia.
A Aventura pelo rio Roosevelt continua no próximo programa, dia 12 de abril, com outras descobertas deste presente chamado Amazônia.
Aprenda preparo de pato com tucupi, prato típico da Amazônia
Ricardo Custódio/TG
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Neste sábado, a exibição está prevista para às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente