O sabor do chocolate mudou? Entenda como mudanças na lei e alta no preço do cacau podem reduzir qualidade do produto
04/04/2025
(Foto: Reprodução) EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com uma consultora e especialista em cacau para entender transformações no gosto do chocolate. 'Brasil tem uma legislação muito permissiva para o que você chama de chocolate', diz. Entenda por que alta no preço do cacau afeta qualidade dos chocolates
Você já sentiu a sensação de comer um chocolate que gostava na infância e não ser mais o mesmo sabor? Ou então só sentir o gosto de açúcar e gordura? Isso tem uma explicação. Mudanças na lei brasileira, que permitiram o acréscimo de uma série de substâncias à mistura final, e a explosão do preço do cacau podem. sim, diminuir a qualidade de um dos produtos mais amados do Brasil.
Às vésperas da Páscoa, a EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com uma consultora e especialista em cacau, além de produtores artesanais, para entender as alterações no gosto do chocolate ao longo do tempo e como o consumidor pode tentar se assegurar de que vai comprar um produto de qualidade.
Engenheira de alimentos especializada em chocolate, Luciana Monteiro tem uma laboratório de produção de alimentos com cacau e já trabalhou por dez anos em indústrias de chocolates. Segundo ela, a qualidade do produto piorou realmente. Em 2023, a tonelada do cacau custava US$ 2 mil e, agora, chega a US$ 12 mil. O resultado disso, para a especialista, foi o aumento da produção de cada vez mais chocolates com menos cacau.
Cacau
Reprodução/EPTV
"Para a empresa continuar competitiva e não repassar o preço para o consumidor, ela passou a substituir o cacau por açúcares e gorduras substitutas. As nossas crianças que estão comendo chocolate não vão mais reconhecer o sabor do chocolate como a gente conhece hoje. Ela vão reconhecer o gosto de açúcar", disse.
De acordo com Luciana, o Brasil tem uma legislação muito permissiva para que um produto seja considerado chocolate.
"O que a gente chama aqui de chocolate, às vezes nem os nossos vizinhos da América do Sul chamam de chocolate. Se a gente tiver 25% de massa de cacau, a gente já pode chamar de chocolate. Com o passar do tempo, a indústria veio diminuindo cada vez mais esse percentual e deixando o produto mais empobrecido do ponto de vista do cacau", completou.
🚨 Como se precaver?
Quem quiser consumir um produto com mais qualidade e mais cacau, deve olhar no rótulo e escolher produtos que contenham os ingredientes: massa de cacau e manteiga de cacau.
Se um ovo de páscoa tiver, por exemplo, apenas "cacau em pó", ele é um ovo "sabor chocolate" e não chocolate de verdade.
Especialista aponta redução da qualidade do chocolate no Brasil
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas